Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva é um grupo novo, formado em Novembro de 2005, pelo Mestrando Parazinho , que é capoeirista ha mais de 29 anos, reconhecido pelo seu trabalho. O Grupo acredita que o processo de educação e conscientização do povo está ligado a questão do resgate de sua identidade cultural e social, sendo, portanto imprescindível o conhecimento de nossas raízes. A Capoeira traz em sua essência elementos que poderão dar instrumentos para a obtenção desses objetivos. É essa exigência de qualidade e nível técnico, aliada á dedicação e consciência dos valores históricos, cultural e social, que o Grupo Cultura Viva se empenha em resgatar.
Faça capoeira você também! As 3 primeiras aulas são GRATUITAS!

Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Um pouco da historia da capoeira, vale a pena ler!!



Um marco importante na história da capoeira foi a “libertação” dos escravos através da Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888. A partir dessa data, a capoeira passou a ser praticada amplamente pelos escravos libertos nas ruas, praças e em manifestações públicas. No entanto, legalmente, eles ainda estavam infringindo a lei, que previa 300 açoites e prisão. No segundo ano do governo republicano do Marechal Deodoro da Fonseca (1890), a capoeira foi introduzida no Código Penal, prevendo aos infratores: prisões, trabalhos forçados ou deportação para a Ilha Fernando de Noronha. Durante a Guerra do Paraguai (1865-70), muitos desses infratores foram obrigados a virar “bucha de canhões”, mesmo assim, os capoeiristas não desistiram praticando às escondidas, em quintais, praias e nos arredores das cidades.


Origem do nome



O termo capoeira é de origem tupi, que significa “mato cortado” (caá-puera), logo virou sinônimo de luta e dança. Os escravos negros, fugiam de seus senhores para a capoeira e, no meio do roçado, onde costumavam treinar seus golpes enfrentavam bravamente os capitães do mato utilizando vários golpes de punho e chutes, derrotando-os. Quando os capitães retornavam para a fazenda, era comum a frase “_fomos pego na capoeira!”. Muitos desses locais viraram quilombos



A capoeira é um misto de luta-jogo-dança praticada ao som de instrumentos musicais (berimbau, pandeiro e atabaque), palmas e cânticos. Arte marcial genuinamente brasileira, foi desenvolvida pelos escravos bantus, de Angola durante o Brasil Colônia, sobretudo na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Hoje a capoeira é praticada em 50 países em mais de 30 mil academias e estima-se que cerca de 2,8 milhões de brasileiros já entraram na roda para jogar. O “boom” da capoeira aconteceu em 1995 quando ela foi reconhecida como esporte pelo Comitê Olímpico Brasileiro e muitos de seus incentivadores estão lutando por um lugar nos Jogos Olímpicos .

- E aí? foi útil esta informação?
-Esperamos que sim, e que você volte mais vezes!!


Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá gostaríamos de receber o seu comentário!