Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva é um grupo novo, formado em Novembro de 2005, pelo Mestrando Parazinho , que é capoeirista ha mais de 29 anos, reconhecido pelo seu trabalho. O Grupo acredita que o processo de educação e conscientização do povo está ligado a questão do resgate de sua identidade cultural e social, sendo, portanto imprescindível o conhecimento de nossas raízes. A Capoeira traz em sua essência elementos que poderão dar instrumentos para a obtenção desses objetivos. É essa exigência de qualidade e nível técnico, aliada á dedicação e consciência dos valores históricos, cultural e social, que o Grupo Cultura Viva se empenha em resgatar.
Faça capoeira você também! As 3 primeiras aulas são GRATUITAS!

Seguidores

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sistema de Graduação - Cordas




Seguindo a ordem do Mural:



Desta forma, sabemos o nível técnico de cada capoeirista.


 Iniciante : corda crua


Corda Crua e Amarela:- Transformação


Corda amarela:- “O ouro”- Significa a valorização do aprendizado que será desenvolvido a partir desta graduação.


Corda Amarela / Laranja:- Transformação


Corda Laranja:- “O Sol” significa o despertar para a consciência do aprendizado.


Corda Laranja / Azul:- Transformação


Corda azul:- “ O Mar”:- significa a consciência do caminho a percorrer.


Corda Azul/Verde:- Transformação


Corda Verde-:”A Floresta”( Instrutor) Significa um dos pulmões do mundo.É nesta graduação que sairá a continuação e o alicerce do Cultura Viva.


Instrutor:


Corda verde/Roxa: - transformação


Corda Roxa:-”A Ametista”(Professor) É a reflexão da continuidade da capoeira. É nesta graduação que o capoeirista procura superar a dor física, psicológica e espiritual na busca dos conhecimentos da capoeira e na defesa dos ideais do Cultura Viva.


Corda Roxa/Marrom- Transformação


Corda Marrom:É a corda que caracteriza o estilo, “O Camaleão”.É desta graduação que sairão os futuros Mestrandos e Mestres do Cultura Viva.


Mestrando

Corda Marrom/ Vermelha:- Corda de Mestrando do Cultura viva. É nesta graduação que o capoeirista procura desenvolver todo o seu potencial, no sentido de congregar e manter os ideais da capoeira. Para isso é preciso decidir com acerto, precisão,honestidade, lealdade e acima de tudo com sabedoria e imparcialidade.

Mestre

Corda Vermelha- “O Rubi” – É a pedra que simboliza a justiça. É a fase que o capoeirista tem a consciência da responsabilidade para com a capoeira, procurando conduzir o seu trabalho e suas decisões com justiça

É através da sabedoria, paciência, humildade, lealdade e firmeza de propósitos que irá manter a sua filosofia, tradição e fundamentos.Todos esses atributos estarão concentrados no mestre, que terá a responsabilidade maior de conduzir o destino do Centro Educacional Capoeira cultura Viva.

2 comentários:

Olá gostaríamos de receber o seu comentário!