Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva é um grupo novo, formado em Novembro de 2005, pelo Mestrando Parazinho , que é capoeirista ha mais de 29 anos, reconhecido pelo seu trabalho. O Grupo acredita que o processo de educação e conscientização do povo está ligado a questão do resgate de sua identidade cultural e social, sendo, portanto imprescindível o conhecimento de nossas raízes. A Capoeira traz em sua essência elementos que poderão dar instrumentos para a obtenção desses objetivos. É essa exigência de qualidade e nível técnico, aliada á dedicação e consciência dos valores históricos, cultural e social, que o Grupo Cultura Viva se empenha em resgatar.
Faça capoeira você também! As 3 primeiras aulas são GRATUITAS!

Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Material de apoio escolar

Olá, espero que esteja gostando do nosso Blog e que volte sempre!

Bom vamos lá, buscando a qualidade de ensino para divulgar a ARTE CAPOEIRA disponibilizamos aos nossos capoeiristas um material voltado ao público infantil com cartilhas vol.1, ao vol. 10 e em conjunto utilizamos vídeos baseados na historia da capoeira elaborados pelo Ministerio da Cultura e Ministério da Educação.

Avaliamos mensalmente junto aos responsáveis dos alunos(Pai, Mãe ou Dirigente da Instituição), o desenvolvimento da criança e os resultados obtidos com os métodos implantados.

A capoeira resgata a cultura do nosso país de uma forma alegre e saudável para nossas crianças...

Pais e Dirigentes das Instituições, participem conheçam a capoeira e seus benefícios de perto, sua sugestão tem muito valor!
capoeiraculturaviva@gmail.com


Dados da Aula
1-O que o aluno poderá aprender com esta aula
a-Conhecer a história da capoeira.
b-Conhecer a organização da capoeira.
c-Vivenciar a capoeira.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

 

  O professor conversa com os alunos sobre a origem da capoeira perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira; levantando algumas questões como:

  • Quem já ouviu falar de capoeira?
  • Alguém já jogou capoeira?
  • Aonde viram?
  • Conhece algum instrumento da capoeira?
  • Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira. Registre os conhecimentos prévios dos alunos e deixe fixado no mural da sala.  Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os movimentos da capoeira.

2º MOMENTO: APRECIAÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE A CAPOEIRA

O professor deve assistir o vídeo duas vezes. No primeiro momento, as crianças irão apreciar a dança.  E logo depois, irão discutir sobre as cenas selecionadas para análise. Durante a discussão o professor mostra a cena, chama a atenção dos alunos para a organização da roda, o nome dos tipos de movimentos, passos que os capoeiristas fazem, a música, o espaço, os tipos de instrumentos usados.  Acrescenta novas informações ampliando os conhecimentos dos alunos e comparando com as suas ideias inicias.
O professor deve informar a história da capoeira no Brasil aos alunos, mostrando a capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional. O filme Besouro retrata um pouco da história da capoeira na Brasil. Em virtude desse filme  não dirigido para o público infantil, o professor pode selecionar algumas cenas do filme relacionadas a história da copeira para assistir com as crianças.

Leitura complementar para o professor

Para ajudar as criança a ampliarem seus conhecimentos, o professor deve buscar informações que possibilite discutir com seus alunos sobre a capoeira.


Leitura Compartilhada:

O professor faz a leitura compartilhada com os alunos de um texto sobre a história e origem da capoeira. Ver o texto a seguirNOSSA DANÇA, NOSSO POVO

A capoeira, uma dança fascinante e ao mesmo tempo uma luta mágica, é praticada em todo o país de um jeito alegre e contagiante. Surgiu na Bahia, no período da escravidão. As condições em que viviam os negros durante a escravidão eram desumanas. Tentar manter a dignidade e suas tradições era a única coisa que restava a eles. Para enganar os senhores, os escravos continuavam praticando suas crenças disfarçadas de cantigas e danças. Dos gestos que faziam nesses rituais, surgiu a capoeira. Os movimentos da dança também eram usados pelos escravos como defesa, pois, como não tinham armas, utilizavam o próprio corpo contra os inimigos. Ainda bem que tudo isso acabou e hoje podemos ver rodas de capoeira em todos os lugares: ruas, praças, academias, parques e praias. Sempre acompanhadas de muita ginga, cantos, palmas e do som envolvente do berimbau.


4º MOMENTO:  Vivência de uma roda de capoeira.
Depois da apresentação as crianças poderão participar de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para prestigiarem o evento.

SUGESTÃO: PESQUISA 


O professor solicita como tarefa de casa uma pesquisa. Orienta as crianças à pesquisarem em revistas, internet, jornais, etc.figuras de instrumentos que são utilizados na capoeira e informações sobre os instrumentos.
Em sala de aula a turma pode ser divida em grupos. As crianças irão ler as informações sobre os instrumentos, sua finalidade, material de que são feitos, etc. Após a leitura as crianças irão socializar as informações falando para os demais grupos o que pesquisaram.

O professor poderá sugerir para os alunos a confecção de alguns instrumentos da capoeira. A turma pode ser dividida em grupos para a realização do trabalho. Como atividade de casa, o professor solicita alguns materiais para construção dos instrumentos. No dia marcado, professor também levará para sala materiais. Após a realização do trabalho, expor na sala os instrumentos construídos pelos os alunos.
Autor: Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL – NEI NATAL RN

Avaliação
O professor deverá observar se o aluno:
Conhece a história da capoeira.
 Conhece a organização da capoeira.
 Vivencia a capoeira

Esta Cartilha Vol. 1 tem mais informações, peça ao professor de capoeira e confira!
Alguns dos Vídeos utilizados em sala de aula, confira:
Vídeo Infantil Parte 1- A Capoeira na Guerra do Paraguai
Vídeo Infantil Parte 2- A Capoeira na Guerra do Paraguai
Vídeo Infantil - Capoeira animada Angola
Maré Capoeira Parte 1
Maré Capoeira Parte 2
Maré Capoeira é um Curta Metragem realizado em 2005, participou de mais de 20 Festivais Internacionais, em países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Maputo, Tailândia, Japão, Peru, Espanha, Canadá e Polônia, entre outros. Terceiro filme da trilogia infantil iniciada com "O Sumiço do Amigo Invisível".
Temos vários outros vídeos.

Texto
Escola - A Capoeira como alternativa presente
http://capoeiraculturaviva.blogspot.com/2010/09/escola-capoeira-como-alternativa.html




2 comentários:

Olá gostaríamos de receber o seu comentário!