Bom vamos lá, buscando a qualidade de ensino para divulgar a ARTE CAPOEIRA disponibilizamos aos nossos capoeiristas um material voltado ao público infantil com cartilhas vol.1, ao vol. 10 e em conjunto utilizamos vídeos baseados na historia da capoeira elaborados pelo Ministerio da Cultura e Ministério da Educação.
Avaliamos mensalmente junto aos responsáveis dos alunos(Pai, Mãe ou Dirigente da Instituição), o desenvolvimento da criança e os resultados obtidos com os métodos implantados.
A capoeira resgata a cultura do nosso país de uma forma alegre e saudável para nossas crianças...
Pais e Dirigentes das Instituições, participem conheçam a capoeira e seus benefícios de perto, sua sugestão tem muito valor!
capoeiraculturaviva@gmail.com
Dados da Aula
1-O que o aluno poderá aprender com esta aula
a-Conhecer a história da capoeira.
b-Conhecer a organização da capoeira.
c-Vivenciar a capoeira.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO:
O professor conversa com os alunos sobre a origem da capoeira perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira; levantando algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
2º MOMENTO: APRECIAÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE A CAPOEIRA
O professor deve assistir o vídeo duas vezes. No primeiro momento, as crianças irão apreciar a dança. E logo depois, irão discutir sobre as cenas selecionadas para análise. Durante a discussão o professor mostra a cena, chama a atenção dos alunos para a organização da roda, o nome dos tipos de movimentos, passos que os capoeiristas fazem, a música, o espaço, os tipos de instrumentos usados. Acrescenta novas informações ampliando os conhecimentos dos alunos e comparando com as suas ideias inicias.
O professor deve informar a história da capoeira no Brasil aos alunos, mostrando a capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional. O filme Besouro retrata um pouco da história da capoeira na Brasil. Em virtude desse filme não dirigido para o público infantil, o professor pode selecionar algumas cenas do filme relacionadas a história da copeira para assistir com as crianças.
Leitura complementar para o professor
Para ajudar as criança a ampliarem seus conhecimentos, o professor deve buscar informações que possibilite discutir com seus alunos sobre a capoeira.Leitura Compartilhada:
O professor faz a leitura compartilhada com os alunos de um texto sobre a história e origem da capoeira. Ver o texto a seguirNOSSA DANÇA, NOSSO POVO
A capoeira, uma dança fascinante e ao mesmo tempo uma luta mágica, é praticada em todo o país de um jeito alegre e contagiante. Surgiu na Bahia, no período da escravidão. As condições em que viviam os negros durante a escravidão eram desumanas. Tentar manter a dignidade e suas tradições era a única coisa que restava a eles. Para enganar os senhores, os escravos continuavam praticando suas crenças disfarçadas de cantigas e danças. Dos gestos que faziam nesses rituais, surgiu a capoeira. Os movimentos da dança também eram usados pelos escravos como defesa, pois, como não tinham armas, utilizavam o próprio corpo contra os inimigos. Ainda bem que tudo isso acabou e hoje podemos ver rodas de capoeira em todos os lugares: ruas, praças, academias, parques e praias. Sempre acompanhadas de muita ginga, cantos, palmas e do som envolvente do berimbau.
4º MOMENTO: Vivência de uma roda de capoeira.
Depois da apresentação as crianças poderão participar de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para prestigiarem o evento.
SUGESTÃO: PESQUISA
O professor solicita como tarefa de casa uma pesquisa. Orienta as crianças à pesquisarem em revistas, internet, jornais, etc.figuras de instrumentos que são utilizados na capoeira e informações sobre os instrumentos.
Em sala de aula a turma pode ser divida em grupos. As crianças irão ler as informações sobre os instrumentos, sua finalidade, material de que são feitos, etc. Após a leitura as crianças irão socializar as informações falando para os demais grupos o que pesquisaram.
O professor poderá sugerir para os alunos a confecção de alguns instrumentos da capoeira. A turma pode ser dividida em grupos para a realização do trabalho. Como atividade de casa, o professor solicita alguns materiais para construção dos instrumentos. No dia marcado, professor também levará para sala materiais. Após a realização do trabalho, expor na sala os instrumentos construídos pelos os alunos.
Em sala de aula a turma pode ser divida em grupos. As crianças irão ler as informações sobre os instrumentos, sua finalidade, material de que são feitos, etc. Após a leitura as crianças irão socializar as informações falando para os demais grupos o que pesquisaram.
O professor poderá sugerir para os alunos a confecção de alguns instrumentos da capoeira. A turma pode ser dividida em grupos para a realização do trabalho. Como atividade de casa, o professor solicita alguns materiais para construção dos instrumentos. No dia marcado, professor também levará para sala materiais. Após a realização do trabalho, expor na sala os instrumentos construídos pelos os alunos.
Autor: Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL – NEI NATAL RN
Avaliação
O professor deverá observar se o aluno:
Conhece a história da capoeira.
Conhece a organização da capoeira.
Vivencia a capoeira
Esta Cartilha Vol. 1 tem mais informações, peça ao professor de capoeira e confira!
Conhece a história da capoeira.
Conhece a organização da capoeira.
Vivencia a capoeira
Esta Cartilha Vol. 1 tem mais informações, peça ao professor de capoeira e confira!
Alguns dos Vídeos utilizados em sala de aula, confira:
Vídeo Infantil Parte 1- A Capoeira na Guerra do Paraguai
Vídeo Infantil Parte 2- A Capoeira na Guerra do Paraguai
Vídeo Infantil - Capoeira animada Angola
Maré Capoeira Parte 1
Maré Capoeira Parte 2
Maré Capoeira é um Curta Metragem realizado em 2005, participou de mais de 20 Festivais Internacionais, em países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Maputo, Tailândia, Japão, Peru, Espanha, Canadá e Polônia, entre outros. Terceiro filme da trilogia infantil iniciada com "O Sumiço do Amigo Invisível".
Temos vários outros vídeos.
Texto
Escola - A Capoeira como alternativa presente
http://capoeiraculturaviva.blogspot.com/2010/09/escola-capoeira-como-alternativa.html
Texto
Escola - A Capoeira como alternativa presente
http://capoeiraculturaviva.blogspot.com/2010/09/escola-capoeira-como-alternativa.html
muito bom!
ResponderExcluircomo fazer para participar da aula de capoeira ...Quanto Você Cobra aula de capoeira.muito obrigado.
ResponderExcluir