Devido ao processo crescente de globalização econômica, cultural e social do Brasil, achamos por bem que os órgãos públicos tomem medidas no sentido de exaltar nossas manifestações culturais, para que não haja morte de nossas raízes a longo prazo, pois o que mais vemos em nosso país é a valorização das manifestações estrangeiras e, por vezes, não tão ricas quantos as nossas.
A capoeira é uma manifestação com implicações múltiplas com o papel das experiências motoras (gestos) no desenvolvimento do ser humano, nos levando à conclusão do quanto útil a sua prática poderá ser para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
O “movimento” é visto como um elemento essencial na aprendizagem, e é através dele que o ser humano explora o ambiente.
Conclui-se que quanto mais experiências motoras tiver uma criança, melhor e mais sólido será o seu desenvolvimento. Sendo assim, uma manifestação que tal como a capoeira oferece uma enorme variedade de experiências motoras, aliadas a vivências rítmicas, criativas e expressivas, auxiliada de uma programação educativa por parte do professor de capoeira pode trazer resultados surpreendentes.
Quando falamos de valorização de uma cultura nacional, não podemos deixar de nos lembrar da instituição que ainda é (ou deveria ser) o veículo de disseminação cultural por excelência, que é a escola, devendo ser o local de início de qualquer movimento inovador ou de auto valorização cultural.
A capoeira pela sua movimentação e ritmicidade , não só harmonisa estruturalmente o corpo infantil como também, estimula e propicia a aquisição de um autocontrole fantástico, que pela interação óbvia com os fatores mentais, vai propiciar aquilo que PIAGET (apud LE BOULCH, 1983)chama de “descentralização” , ou seja, a criança deixa de centrar-se em si mesma para descentralizar sua praxiologia (ainda predominantemente egocêntrica) para o plano intelectual (pois as sinapses formadas pelas variadíssimas modulações operadas pela movimentação rica da capoeira fizeram aumentar a capacidade de raciocínio adaptativo e reflexo mental, fundamentais à aprendizagem geral) e também para o plano social onde também sofreu influências positivas da capoeira por esta propiciar uma interação individual no seio de uma coletividade, onde a criança aprende seus limites e suas possibilidades em confrontação com isto em cada outro e do todo em si.
A psicomotricidade tem entre os seus princípios fundamentais a relevância que é dada ao processo de maturação e ás experiências do meio, como estimuladores de uma maturação flutuante e ativa, sendo que o desenvolvimento é atribuído á troca realizada entre as estruturas orgânicas em crescimento e o meio envolvente. Tudo isso é baseado em conhecimentos neurofisiológicos e na convicção da ligação estreita do desenvolvimento psicomotor com o desenvolvimento mental e com a socialização (LE BOUCH, 1983).
Pode-se então observar a grande importância da capoeira tanto do ponto de vista da mesma enquanto arte e cultura a ser valorizada e preservada como também do ponto de vista psicomotor.
Este trabalho foi implantado em Curitiba em 1998 e hoje envolve mais de 50 escolas
compromissadas em somar ao íntimo de cada criança esta bela arte chamada capoeira. Isto se dá não só do ponto de vista físico mas na apropriação de toda a corporeidade, transmitindo a capoeira de forma lúdica possibilitando a auto-descoberta e o desenvolvimento da cultura corporal aliados a valorização das relações interpessoais e sócio-educacionais.
Os resultados nas crianças e adolescentes são extremamente notórios, disciplina, coordenação motora, sociabilidade, respeito ao próximo e ao meio, saúde dentre muitos outros...
A Capoeira faz a diferença por ser o esporte mais completo existente, aliada a som, rítimo, movimentação corporal, interação com os demais do grupo, e autocontrole.
E aí? Vamos Jogar capoeira?
Paz!
*******************************************************************************************************************
Partes do texto tirada da revista PRÓ-SAÚDE VEÍCULO DIGITAL DE COMUNICAÇÃO
CIÊNTÍFICA Volume 1.
Jorge Luiz de Freitas
Sandra Ramos de Freitas
Centro Universitário Positivo - UnicenP
Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Curitiba - PR.
“A capoeira vem ganhando um espaço muito grande dentro de escolas, creches e universidades, em quase toda escola hoje você consegue ver capoeira. A capoeira é uma arte completa em que você trabalha o cognitivo e também o lado motor da criança”.
ResponderExcluir