Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva é um grupo novo, formado em Novembro de 2005, pelo Mestrando Parazinho , que é capoeirista ha mais de 29 anos, reconhecido pelo seu trabalho. O Grupo acredita que o processo de educação e conscientização do povo está ligado a questão do resgate de sua identidade cultural e social, sendo, portanto imprescindível o conhecimento de nossas raízes. A Capoeira traz em sua essência elementos que poderão dar instrumentos para a obtenção desses objetivos. É essa exigência de qualidade e nível técnico, aliada á dedicação e consciência dos valores históricos, cultural e social, que o Grupo Cultura Viva se empenha em resgatar.
Faça capoeira você também! As 3 primeiras aulas são GRATUITAS!

Seguidores

domingo, 26 de setembro de 2010

Berimbal e seus toques.


É o instrumento musical mais primitivo de que se tem informação, encontrado em várias culturas do mundo, inclusive no Novo México (USA), Patagônia, África Central, África do Sul e Brasil. Em geral, o berimbau é constituído de um pedaço de madeira roliço (pau-pereira, taipoca, beriba, etc.) tensionado por um fio de aço bem esticado, que lhe dá a forma de um arco, contém um tipo de caixa de ressonância que, na verdade , é uma cabaça ou um coité cortado no fundo e raspado por dentro para ficar oco e com o som bem puro. Mais vaqueta, caxixi e dobrão (moeda antiga de cobre. No Brasil, o berimbau chegou pelas mãos dos escravos africanos que vieram para cá traficados para serviços pesados nos engenhos, isto por volta do ano de 1538, século XVI, portanto. O berimbau também é chamado por outros nomes como urucungo, puíta, quijenge, dentre outros. Estes nomes são derivados de palavras vindas de dialetos Bantu, correspondente aos países de Angola, Moçambique, Congo, Zaire e outros O berimbau que conhecemos mais popularmente é o que normalmente é feito de madeira ou bambuí e que se compõe de sete partes distintas, ou seja: vêrga, cabaça, corda, caxixi, dobrão, baqueta e amarração da cabaça.

O Berimbau de Barriga

É o berimbau comum que conhecemos. Porém, poucas pessoas sabem que ele também se chama berimbau de barriga por ser encostado ao abdomem da pessoa, ou seja na barriga do tocador.


O Gunga, o Médio e a Viola

A afinação dá o nome ao berimbau. É de acordo com a afinação da corda e o tamanho da cabaça que se chama o Gunga que tem o som mais grave e que faz a marcação do toque, tem uma cabaça maior; O Médio tem um som regulado entre o grave do Gunga e o agudo do Viola , tem uma afinação mediana que permite ao tocador executar a melodia fazendo o solo da música. AViola tem uma cabaça pequena e bem raspada por dentro para ficar bem fina, tem um som agudo e faz apenas o papel de executar as viradas dentro da melodia..
Um bom capoeira é "obrigado"a saber tocar os três tipos de berimbau . Numa roda de capoeira Angola, usa-se o trio completo de berimbaus, juntamente com o atabaque, dois pandeiros, agogô e reco-reco.
É ao pé do berimbau médio, que fica no centro do trio que o capoeira se benze e espera agachado para começar, ou para sair do jogo.

As variações do toque do berimbau:

As variações musicais do berimbau são os vários toques executados pelo tocador para definir o tipo de jogo que será feito na roda. Um bom capoeirista deve, ou melhor, tem obrigação, saber o maior número de toques, bem como o significado e o tipo de jogo praticado em cada um desses toques.
Os toques mais conhecidos são:
- Angola - São Bento Grande - São Bento Pequeno - Iúna - Cavalaria - Santa Maria - Benguela -Idalina - Samba de Roda - Amazonas

Notas dos Toques





Legenda:

DIM-dobrão solto.



DAM-dobrão pressionado.



DAM*-dobrão solto com o porongo na barriga.



+-um chiado.



++-dois chiado.



&-bater no arame e depois por a pedra.



&*-bater noo arame e depois por a pedra com oporongo na barriga.



 


Estes são os toques mais usados, cada um deles tem um siginificado. Vejamos:

1)TOQUE DE ANGOLA:É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.



+ + DAM DIM ( Dois chiado um solto e um preso )



2)ANGOLINHA:É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.



+ + DAM DIM ( Dois chiado um solto e um preso )




3)SÃO BENTO PEQUENO:É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como ANGOLA INVERTIDA.



+ + DIM DAM ( Dois chiado um preso e um solto )



4)SÃO BENTO GRANDE:É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.



+ + DIM DAM DAM ( Dois chiado um preso e dois solto )



5)TOQUE DE IUNA: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ce der a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.



DAM DAM DAM DAM DAM DAM DAM + + DAM &* DAM DAM &



6)AMAZONAS: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.



DAM + + DAM DIM + + DAM* DAM DAM DIM + + DAM* DAM DAM DIM + + DAM* DAM* + + DAM DIM



7)CAVALARIA: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.



+ DAM + DAM + DAM DIM DAM



8)SANTA MARIA: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência.



+ + DAM DIM DAM( Dois arranhado um solto um preso e um solto )



9)BENGUELA:É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.



+ DAM DIM DIM( Um chiado um solto e dois preso )



10)IDALINA: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.



+ DAM DAM DIM DAM DAM + DIM + DAM DAM DAM DIM DAM DIM DAM + DIM



11)SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.



+ DAM + DIM + DAM DAM DIM



12)SAMBA DE RODA:É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companhei ra.



+ DAM + DAM + DAM DAM DAM



Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o aconteciment o da roda.
É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gunga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha.

Partes do texto retirada da internet.
Se você reconhece algo neste blog como sendo seu, entre em contato para retirarmos, ou colocarmos os créditos a quem devido.
Axé!

Um comentário:

  1. Fala, Galera do Capoeira Cultura Viva!

    Quem escreve este recado é o Clemente da Cia. De Teatro Atemporal de Jacarepaguá!

    A nossa companhia deseja parabenizar a todos vocês pelos maravilhosos trabalhos que vem realizando com a arte da capoeira, que de fato é muito importante para a cultura, não somente do Brasil, mas de todo o mundo.

    Desejamos muito sucesso e que DEUS capacite cada um de vocês dia após dia! E que o grupo cresça cada vez, mais e mais!

    Se precisarem divulgar os trabalhos e apresentações do grupo, o nosso Blog está a disposição!

    Basta enviar um release completo da apresentação ou evento que o grupo irá apresentar para o e-mail de nossa companhia:

    cia.deteatroatemporal@gmail.com

    E no futuro quando a a Cia. De Teatro Atemporal retornar aos palcos, desejamos de coração contar com a presença de todos vocês em nossa apresentações!

    Nós vamos ficando por aqui e sempre que precisarem de alguma coisa a nossa companhia está a disposição!

    Um forte abraço para todos!

    "No mundo teatral, sou ATEMPORAL!"

    Clemente.

    ResponderExcluir

Olá gostaríamos de receber o seu comentário!