Nome Jorge Luis conhecido como Mestrando Parazinho capoeirista a mais de 29 anos
Seus primeiros passos foi no morro do juramento em 1981, após passou a fazer pratica da capoeira nos conjuntos dos bancarios, e depois foi treinar no clube do chupeta na abolição e em seguida foi para o clube varzea em Agua santa .
Contudo o menino cresceu, enfrentou preconceitos dentro da arte capoeira pois ainda é muito discriminada em nosso País e talvez por este motivo muitos capoeiristas encontram em outros países oportunidades e uma maior aceitação e valorização da Arte capoeira, uma arte genuinamente brasileira movimento cultural e histórico de nosso povo que não tem o devido valor dado. Mas confeço que estamos avançando e hoje a capoeira está nos quatro cantos do mundo, ainda esperamos vê-la em todas as escolas pois não é somente um esporte é um movimento cultural e histórico do nosso povo.
Continuando, além do preconceito Jorge Luis enfrentou muitas barreiras, e essas barreiras só o deixaram mais forte e com a certeza de manter viva a nosso cultura e levar cada vez mais longe com muita garra, disciplina e determinação a capoeira. Como o dia em que sua mãe lhe disse que ele tería que escolher entre a capoeira e a sua casa e família, aos 14 anos Jorge Luis se via em uma situação desconfortável por parte da sua mãe por causa da visão que ela tinha da capoeira, ela falava que a capoeira não lhe daría futuro e quería que ele não desse continuidade na arte, em contra partida sua irmãs sempre o apoiaram levando aos treinos. E aos 17 anos em uma atitude arriscada decidiu que seu coração não poderia mais viver sem a capoeira e que esse era o seu don, saindo de casa para se juntar a outros capoeiras que tinham o mesmo sonho, pedindo abrigo ao Mestre Camisa na casa do capoeira em 93 a 95 onde aprendeu coisas que levou para toda vida, a casa do Capoeira fica no bairro São Francisco Xavier onde ele passou por muitos acontecimento e lutas e mesmo assim continuou a sua caminhada e luta pela Arte Capoeira.
Com uma visão adquirida durante os anos que passou dentro de um grande grupo, quis fazer não só um grupo e sim uma familia de capoeiras, pensando assim em se aprofundar ainda mais na cultura brasileira introduzindo de forma mais incisiva movimentos culturais tais como, jongo, tambor de criolo, puxada de rede e etc .... Surgindo assim a ideia de unir tudo isso dentro de um só trabalho, nasceu o Centro Educacional Capoeira Cultura Viva.
E foi assim que surgiu a idéia de montar o grupo de capoeira em novembro de 2005, onde o nome já expressa tudo que ele espera desta arte " CENTRO EDUCACIONAL CAPOEIRA CULTURA VIVA", propagar a capoeira e fazer com que a nossa cultura permaneça viva em nosso meio.
Sinceros agradecimentos aos amigos e mestres;
*Mestre VIEIRA, *Mestre RUI CHARUTO, *Mestre SERPENTE, *Mestre CARLINHO AIDÊ, *Mestre DÉ, *Mestre CAMISA, *Mestre GRILO, *Mestre BENÉ, *Mestre JOÃO BATISTA,Mestre SÁBIA, Mestre FALCÃO *Mestrando PITER, amigos como também Profº Marimbondo, Profº Lua, e muitos outros que ainda irei por aqui.....
Mestrando Parazinho hoje tem muitos projetos, um grupo formado com pessoas comprometidas e que esta crescendo a cada ano que se passa, com muitas expectativas e lutando para o crescimento do grupo como todo, e com isso muita coisa boa ainda está por vir, e este espaço destinado a este grande homem capoeirista de corpo e alma estará sendo atualizado sempre com novas informações e conquistas....
Parabéns ao Mestrando Parazinho por sua determinação!
Fotos do resultado de seu trabalho e um Sonho se realizando.
Show na Casa das Canoas Gávea RJ
Show na Confeitaria Colombo Centro do RJ
Show no Softel Copacabana RJ Com empresários Turcos
O menino Jorge Luis hoje Mestrando Parazinho em 87 era o mascote da turma veja abaixo!
Em 1993
Curso na Fazenda Viegas RJ - onde sofreram muitos escravos, um lugar cheio de marcas e história Mestrando Parazinho, Contra Mestre Urubú e Mestre Vieira
Um projeto que não sai da cabeça e nem do coração....
Puxa... fico muito maravilhado em conhecer a bela trajetória do Mestrando Parazinho. Ao ler este texto e admirar estas fotos, podemos compreender que e fato, ele é um verdadeiro gigante da nossa capoeira!
ResponderExcluirPodemos crer que existem e existiram, muitos outros mestres como ele, e suas trajetórias não são e foram tão bem resumidas como em um texto e nas fotos acima. Isso devido a falta de valorização e reconhecimento de certa parte de muitos de nós.
Desejamos que todos os povos, todas as raças e todas as classes sociais, cultivem e valorizem a "arte da capoeira" e cada um de seus mestres.
Parabéns, Capoeira Cultura Viva!
Parabéns, Mestrando Parazinho!
AXÉ!
Clemente.
O texto e as fotos arrebentaram!
ResponderExcluir...Gostei pra caramba!
AXÉ!
Clemente.
boa tarde mestre gostaria de saber quando, onde e a que horas sera a roda de mês
ResponderExcluir