Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva é um grupo novo, formado em Novembro de 2005, pelo Mestrando Parazinho , que é capoeirista ha mais de 29 anos, reconhecido pelo seu trabalho. O Grupo acredita que o processo de educação e conscientização do povo está ligado a questão do resgate de sua identidade cultural e social, sendo, portanto imprescindível o conhecimento de nossas raízes. A Capoeira traz em sua essência elementos que poderão dar instrumentos para a obtenção desses objetivos. É essa exigência de qualidade e nível técnico, aliada á dedicação e consciência dos valores históricos, cultural e social, que o Grupo Cultura Viva se empenha em resgatar.
Faça capoeira você também! As 3 primeiras aulas são GRATUITAS!

Seguidores

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrevista- A importância da capoeira para a Saúde!



Entrevistado: Mestrando Parazinho
Tocando Berimbal e cantando: Mestrando Piter

Entrevista realizada no Bairro de Saracuruna RJ

Axé.

domingo, 26 de setembro de 2010

Berimbal e seus toques.


É o instrumento musical mais primitivo de que se tem informação, encontrado em várias culturas do mundo, inclusive no Novo México (USA), Patagônia, África Central, África do Sul e Brasil. Em geral, o berimbau é constituído de um pedaço de madeira roliço (pau-pereira, taipoca, beriba, etc.) tensionado por um fio de aço bem esticado, que lhe dá a forma de um arco, contém um tipo de caixa de ressonância que, na verdade , é uma cabaça ou um coité cortado no fundo e raspado por dentro para ficar oco e com o som bem puro. Mais vaqueta, caxixi e dobrão (moeda antiga de cobre. No Brasil, o berimbau chegou pelas mãos dos escravos africanos que vieram para cá traficados para serviços pesados nos engenhos, isto por volta do ano de 1538, século XVI, portanto. O berimbau também é chamado por outros nomes como urucungo, puíta, quijenge, dentre outros. Estes nomes são derivados de palavras vindas de dialetos Bantu, correspondente aos países de Angola, Moçambique, Congo, Zaire e outros O berimbau que conhecemos mais popularmente é o que normalmente é feito de madeira ou bambuí e que se compõe de sete partes distintas, ou seja: vêrga, cabaça, corda, caxixi, dobrão, baqueta e amarração da cabaça.

O Berimbau de Barriga

É o berimbau comum que conhecemos. Porém, poucas pessoas sabem que ele também se chama berimbau de barriga por ser encostado ao abdomem da pessoa, ou seja na barriga do tocador.


O Gunga, o Médio e a Viola

A afinação dá o nome ao berimbau. É de acordo com a afinação da corda e o tamanho da cabaça que se chama o Gunga que tem o som mais grave e que faz a marcação do toque, tem uma cabaça maior; O Médio tem um som regulado entre o grave do Gunga e o agudo do Viola , tem uma afinação mediana que permite ao tocador executar a melodia fazendo o solo da música. AViola tem uma cabaça pequena e bem raspada por dentro para ficar bem fina, tem um som agudo e faz apenas o papel de executar as viradas dentro da melodia..
Um bom capoeira é "obrigado"a saber tocar os três tipos de berimbau . Numa roda de capoeira Angola, usa-se o trio completo de berimbaus, juntamente com o atabaque, dois pandeiros, agogô e reco-reco.
É ao pé do berimbau médio, que fica no centro do trio que o capoeira se benze e espera agachado para começar, ou para sair do jogo.

As variações do toque do berimbau:

As variações musicais do berimbau são os vários toques executados pelo tocador para definir o tipo de jogo que será feito na roda. Um bom capoeirista deve, ou melhor, tem obrigação, saber o maior número de toques, bem como o significado e o tipo de jogo praticado em cada um desses toques.
Os toques mais conhecidos são:
- Angola - São Bento Grande - São Bento Pequeno - Iúna - Cavalaria - Santa Maria - Benguela -Idalina - Samba de Roda - Amazonas

Notas dos Toques





Legenda:

DIM-dobrão solto.



DAM-dobrão pressionado.



DAM*-dobrão solto com o porongo na barriga.



+-um chiado.



++-dois chiado.



&-bater no arame e depois por a pedra.



&*-bater noo arame e depois por a pedra com oporongo na barriga.



 


Estes são os toques mais usados, cada um deles tem um siginificado. Vejamos:

1)TOQUE DE ANGOLA:É o toque específico do jogo de Angola. É um toque lento, cadenciado, bem batido no atabaque, tem um sentido triste. É feito para o jogo de dentro, jogo baixo, perigoso, rente ao chão, bem devagar.



+ + DAM DIM ( Dois chiado um solto e um preso )



2)ANGOLINHA:É uma variação pouco mais rápida do toque de angola, serve para aumentar o ritmo quando vai mudar o jogo.



+ + DAM DIM ( Dois chiado um solto e um preso )




3)SÃO BENTO PEQUENO:É o toque para jogo solto, ligeiro, ágil, jogo de exibição técnica. Também conhecida como ANGOLA INVERTIDA.



+ + DIM DAM ( Dois chiado um preso e um solto )



4)SÃO BENTO GRANDE:É o toque mais original da capoeira Regional. É muito usado em apresentações públicas, rodas de rua, batizados e outros eventos e também nas rodas técnicas das academias para testar o nível de agilidade dos alunos.



+ + DIM DAM DAM ( Dois chiado um preso e dois solto )



5)TOQUE DE IUNA: É usado apenas para o jogo dos mestres. Neste toque, aluno é platéia, não joga nem bate palmas, jogam apenas os mestres e contra-mestres e algum instrutor, professor ou aluno graduado se, por ventura, seu mestre autorizar e lhe ce der a vez de jogar. No toque de Iúna não há canto.



DAM DAM DAM DAM DAM DAM DAM + + DAM &* DAM DAM &



6)AMAZONAS: É o toque festivo, usado para saudar mestres visitantes de outros lugares e seus respectivos alunos. É usado em batizados e encontros.



DAM + + DAM DIM + + DAM* DAM DAM DIM + + DAM* DAM DAM DIM + + DAM* DAM* + + DAM DIM



7)CAVALARIA: É o toque de alerta máximo ao capoeirista. É usado para avisar o perigo no jogo, a violência e a discórdia na roda. Na época da escravidão, era usada para avisar aos negros capoeiras da chegada do feitor e na República, quando a capoeira foi proibida, os capoeiristas usavam a "cavalaria" para chegar da chegada da polícia montada, ou seja, da cavalaria.



+ DAM + DAM + DAM DIM DAM



8)SANTA MARIA: É o toque usado quando o jogador coloca a navalha no pé ou na mão. Inscita o jogo mas não incentiva a violência.



+ + DAM DIM DAM( Dois arranhado um solto um preso e um solto )



9)BENGUELA:É o mais lento toque de capoeira regional, usado para acalmar os ânimos dos jogadores quando o combate aperta.



+ DAM DIM DIM( Um chiado um solto e dois preso )



10)IDALINA: É um toque lento, mas de batida forte, que também é usado para o jogo de faca ou facão.



+ DAM DAM DIM DAM DAM + DIM + DAM DAM DAM DIM DAM DIM DAM + DIM



11)SÃO BENTO GRANDE DE BIMBA: Como o nome já diz, é o toque de Bimba, pois é um tipo de variação diferente que mestre Bimba criou em cima do toque original de São Bento Grande. É o hino da Capoeira Regional Baiana.



+ DAM + DIM + DAM DAM DIM



12)SAMBA DE RODA:É o toque original da roda de samba, geralmente feita depois da roda de capoeira, para descansar e descontrair o ambiente. É no Samba de Roda que o capoeira mostra que é bom de samba, bom de cintura e bom de olho em sua companhei ra.



+ DAM + DAM + DAM DAM DAM



Outros toques que não foram citados são toques mais usados para florear, enfeitar o jogo, dar andamento à roda, geralmente são usados em eventos e festas de capoeira para esticar a duração do jogo quando se preparam outras atrações durante o aconteciment o da roda.
É essencial a um bom capoeira que ele domine com perfeição todos os toques que conseguir e que pratique o ritmo dos três berimbaus ou seja, que ele toque o Gunga tão bem quanto o Médio e este tão bem quanto o Violinha.

Partes do texto retirada da internet.
Se você reconhece algo neste blog como sendo seu, entre em contato para retirarmos, ou colocarmos os créditos a quem devido.
Axé!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ESCOLA: “A CAPOEIRA COMO ALTERNATIVA PRESENTE”

Devido ao  processo crescente de globalização econômica, cultural e social do Brasil,  achamos por bem que os órgãos públicos tomem medidas no sentido de exaltar nossas manifestações culturais, para que não haja morte de nossas raízes a longo prazo, pois o que mais vemos em nosso país  é a valorização das manifestações estrangeiras e, por vezes, não tão ricas quantos as nossas.

A capoeira é uma manifestação com implicações múltiplas com o papel das experiências motoras (gestos) no desenvolvimento do ser humano, nos levando à conclusão do quanto útil a sua prática poderá ser para o desenvolvimento da criança e do adolescente.
O “movimento” é visto como um elemento essencial na aprendizagem, e é através dele que o ser humano explora o ambiente.

Conclui-se que quanto mais experiências  motoras tiver uma criança, melhor e mais sólido será o seu desenvolvimento. Sendo assim, uma manifestação que tal como a capoeira oferece uma enorme variedade de experiências motoras, aliadas a vivências rítmicas, criativas e expressivas, auxiliada de uma programação educativa por parte do professor de capoeira pode trazer resultados surpreendentes.

Quando falamos de valorização de uma cultura nacional, não podemos deixar de nos lembrar da instituição que ainda é (ou deveria ser) o veículo de disseminação cultural por excelência, que é a escola, devendo ser o local de início de qualquer movimento inovador ou de auto valorização cultural.

A capoeira pela sua movimentação e ritmicidade , não só harmonisa estruturalmente o corpo infantil como também, estimula e propicia a aquisição de um autocontrole fantástico, que pela interação óbvia com os fatores mentais, vai propiciar aquilo que PIAGET (apud LE BOULCH, 1983)chama de “descentralização” , ou seja, a criança deixa de centrar-se em si mesma para descentralizar sua praxiologia (ainda predominantemente  egocêntrica) para o plano intelectual (pois as sinapses formadas pelas variadíssimas modulações operadas pela movimentação rica da capoeira fizeram aumentar a capacidade de raciocínio adaptativo e reflexo mental, fundamentais à aprendizagem geral) e também para o plano social onde também sofreu influências positivas da capoeira por esta propiciar uma interação individual no seio de uma coletividade, onde a criança aprende seus limites e suas possibilidades em confrontação com isto em cada outro e do todo em si.

A psicomotricidade tem entre os seus princípios fundamentais a relevância que é dada ao processo de maturação e ás experiências do meio, como estimuladores de uma maturação flutuante e ativa, sendo que o desenvolvimento é atribuído á troca realizada entre as estruturas orgânicas em crescimento e o meio envolvente. Tudo isso é baseado em conhecimentos neurofisiológicos e na convicção da ligação estreita do desenvolvimento psicomotor com o desenvolvimento mental e com a socialização (LE BOUCH, 1983).

Pode-se então observar a grande importância da capoeira tanto do ponto de vista da mesma enquanto arte e cultura a ser valorizada e preservada como também do ponto de vista psicomotor.

Este trabalho foi implantado em Curitiba em 1998 e hoje envolve mais de 50 escolas
compromissadas em somar ao íntimo de cada criança esta bela arte chamada capoeira. Isto se dá não só do ponto de vista físico mas na apropriação de toda a corporeidade, transmitindo a capoeira de forma lúdica possibilitando a auto-descoberta e o desenvolvimento da cultura corporal aliados a valorização das relações interpessoais e sócio-educacionais.
Os resultados nas crianças e adolescentes são extremamente notórios, disciplina, coordenação motora, sociabilidade, respeito ao próximo e ao meio, saúde dentre muitos outros...
A Capoeira faz a diferença por ser o esporte mais completo existente, aliada a som, rítimo, movimentação corporal, interação com os demais do grupo, e autocontrole.  

E aí? Vamos Jogar capoeira?

Paz!

*******************************************************************************************************************


Partes do texto tirada da revista PRÓ-SAÚDE VEÍCULO DIGITAL DE COMUNICAÇÃO
CIÊNTÍFICA Volume 1.
Jorge Luiz de Freitas
Sandra Ramos de Freitas
Centro Universitário Positivo - UnicenP
Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
Curitiba - PR.

sábado, 11 de setembro de 2010

Aulão na Mangueira RJ - Com Mestrando Parazinho

O aulão na comunidade da Mangueira contou com a presença dos amigos que  prestam apoio Cultural ao grupo Cultura Viva.
Foi um dia de muito sol e energia por parte dos capoeiristas, e muitos moradores da comunidade estiveram presente para participar deste evento.
Organização: Mestrando Parazinho.
Veja as fotos abaixo.








 muita energia na roda de capoeira!












sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Grande Festa no Batizado e Troca de Cordas no Clube Pavunense 05/09/2010

Muitos amigos compareceram a este evento a festa seguiu com muita energia e exemplos de bons capoeiristas a serem seguidos.
Organizada pelos Mestrando Parazinho.
a festa teve momentos de muita emoção com o batizado das crianças! Pequenos iniciando como capoeirista tem um significado muito grande entre todos, é sinal de que a capoeira está sendo ensinada, repassada em gerações mantendo assim a cultura brasileira viva em nosso País.
O Clube Pavunense Pavuna RJ foi o palco deste grande evento, além dos capoeiristas compareceram também Mestres de outros grupos de capoeira, o Dep. Federal Felipe Bornier e o Jornalista Edson Soares amigos que estão sempre presentes.

-Bom chega de papo não é? Veja as fotos abaixo!!












Dep. Federal Felipe Bornier, Jornalista Edson Soares e Mestrando Parazinho







E é isso... Foi um evento bem bacana!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Amigos - Apoio Cultural a Arte Capoeira

Esta Postagem é em agradecimento aos amigos que estão sempre presentes e nos prestigiando seja com sua presença nos eventos, com suas divulgações e apoios.

O Centro Educacional Capoeira Cultura Viva agradece ao André Luiz, Thiago Ribeiro, Edson Soares, Felipe Bornier, Luiz Novaes! Estamos Juntos!
Recebam o nosso muito obrigado!


O Dep. Federal  Felipe Bornier e o Jornalista Edson Soares do Jornal Cultura Viva (http://jornalculturaviva.blogspot.com/)  nos prestigiam comparecendo ao nosso Evento no bairro Pavuna, Clube Pavunense RJ no dia 05/09/10.


Os amigos Luiz Novaes e Thiago Ribeiro compareceram ao aulão e roda dos amigos na comunidade da Mangueira RJ, no feriado dia 07/09/10.
Luiz Novaes está vindo a candidato Dep. Estadual e demonstra sempre muita disposição não só na política como também na capoeira ao jogar com a aluna Luciane Santiago(apelido Grampola) na roda de capoeira.
Confira nas fotos abaixo! 


André Luiz, Luiz Novaes e Mestrando Parazinho parceria a favor da cultura brasileira! 

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto Melhor Idade Cultura Viva

Esses são os nossos melhores capoeiristas, digo melhores pois são um exemplo para todos, exemplo de determinação, força de vontade, alegria e superação!

 


E por este motivo postamos aqui esta foto, para agradecer a esses jovens senhores em fazer parte do nosso grupo, dando a cada integrante a possibilidade de refletir na importância do respeito a terceira idade e de como devemos superar as barreiras sejam elas quais forem.



 

Envelhecer faz com que várias mudanças, entre elas, físicas e psicológicas aconteçam ao ser humano, alterando e modificando os seus hábitos, e sua rotina.

 

É muito importante que  essas pessoas reservem um tempo para a prática de uma atividade física, principalmente quando essa atividade envolve lazer, recreação e o convívio com outras pessoas para que a integração social faça com que o idoso reencontre o aspecto sócio-afetivo que o envelhecimento se encarrega de ocultar.

 



A capoeira além de ser um importante recurso para ser utilizado como prática esportiva, melhorando e/ou preservando capacidades físicas como força muscular, equilíbrio, flexibilidade coordenação motora etc, também colabora significativamente para melhora da relação sócio-afetiva entre as pessoas da terceira idade.

 




E você, gostou da foto? Deste Projeto? 
Deixe um comentário ou uma sugestão, estamos sempre abertos a novas idéias de forma a melhorar nosso trabalho  para que a capoeira esteja cada vez mais perto de você.

Viu só? -Só não faz capoeira quem não quer..... 

Axé e Paz